Economia e ADE: principais diferenças

Pensa-se muitas vezes que o diploma de Administração de Empresas e o diploma de Economia são idênticos, sem compreender que são matérias separadas, uma vez que têm características e objectivos próprios, o que os torna áreas de estudo diferentes.

O que é semelhante é que realizam estudos importantes sobre a coordenação dos recursos e o funcionamento das finanças das empresas, com o objectivo de atingir objectivos. Ajudando a reforçar o desenvolvimento da empresa.

O que é estudado no campo da administração e gestão de empresas?

O ADE é um diploma universitário que estuda tudo o que está relacionado com as empresas. Desde a sua criação até à gestão quotidiana de todos os processos de expansão e internacionalização.

¿Buscas Residencia Universitaria? Ver Residencias

O objectivo deste grau é fornecer uma visão geral do mundo empresarial e empresarial, incluindo no programa uma grande variedade de assuntos, desde microeconomia a contabilidade financeira e gestão de marcas.

A vantagem de estudar a administração e gestão de empresas é que é uma profissão muito versátil, formando profissionais interdisciplinares capazes de gerir qualquer tipo de empresa ou o seu próprio negócio.

O que se estuda em economia?

A economia é a disciplina que trata do estudo das relações de produção, distribuição e consumo de bens e serviços. Tendo em conta o ambiente social e o processo económico.

Neste curso, aprofunda-se o conhecimento dos sistemas económicos, alternativas, alocação de recursos e fontes de financiamento, a fim de melhor compreender a realidade económica e optimizar o seu funcionamento.

A licenciatura em economia consiste em macroeconomia, contabilidade, matemática, fundamentos da administração, comércio internacional e organização industrial. Os profissionais de economia podem, portanto, trabalhar tanto em empresas privadas como em organizações, instituições públicas ou instituições sociais.

São responsáveis pela avaliação das questões económicas em geral, com base na análise e tendências do mercado.

Estudos

Para entrar num destes dois programas de estudo, é necessário cumprir pelo menos um dos seguintes requisitos:

  • Tenham um diploma de bacharelato e tenham passado no exame de admissão à universidade.
  • Dispõe de um diploma técnico superior em formação profissional, artes plásticas ou desporto.
  • Passar o exame de admissão à universidade para estudantes com mais de 25 anos.
  • Passar os requisitos de entrada na universidade para estudantes com mais de 40.
  • Dispõe de um diploma universitário ou equivalente.

É importante mencionar que cada via de entrada tem uma certa percentagem de lugares reservados e, no caso das universidades privadas, podem estabelecer os seus próprios critérios de admissão.

Oportunidades profissionais

No ADE, como na economia, são formados perfis profissionais altamente versáteis que abrem muitas oportunidades de emprego. Estes vão desde a auditoria, concepção de estratégias, elaboração de políticas, digitalização e desenvolvimento empresarial.

Para a administração de empresas, as oportunidades são mais sob a forma de empregos qualificados em empresas. No domínio do marketing, contabilidade, gestão ou administração. No que diz respeito à economia, nas empresas, o seu trabalho é orientado para a análise do contexto económico e uma visão global do mesmo, podendo também trabalhar em entidades públicas ou privadas, tais como bancos e organizações internacionais.

Funções e posições

Os licenciados em ADE podem trabalhar na área administrativa e financeira, contabilidade em bancos e instituições financeiras. Trabalham em posições que são actualmente muito procuradas, tais como gestores de vendas, supervisores, gestores de carteiras e administradores de empresas.

O estatuto profissional dos economistas inclui consultor financeiro, auditor, administração e gestão empresarial, consultor fiscal, contabilista, consultor, processamento de dados e informação empresarial, pesquisa e planeamento empresarial, ensino, etc.

¡Haz click para puntuar esta página!

Es muy importante para nosotros que puntúes nuestro trabajo para poder seguir mejorando. Tus opiniones ayudan al resto de estudiantes a encontrar nuestra página web.

(Votos: 0 Promedio: 0)

¿Buscas residencia universitaria?

Nuestro equipo de expertos te ayudará a encontrar y reservar la mejor residencia de forma gratuita vía teléfono, WhatsApp, email o chat.
Ver Residencias