Entrando no mundo do trabalho: 5 pontos a considerar

Entrar no mundo do trabalho nem sempre é fácil, especialmente se for recém-graduado, não tiver experiência ou não tiver contactos para o ajudar a entrar numa empresa ou organização que chame a sua atenção. No entanto, aqui estão algumas <recomendações e dicas fortes para lhe facilitar a entrada no mundo do trabalho.

Configuração de um bom CV

O primeiro passo para entrar com sucesso no mundo do trabalho é redigir um bom CV que causará uma boa impressão na equipa de recursos humanos que o analisa. Aqui está a lista de passos a seguir para o conseguir:

  1. Personalize o seu CV para a oferta de emprego: Para o fazer, certifique-se de ler cuidadosamente a oferta de emprego e adapte o seu CV de modo a destacar as suas competências e experiência relevantes para essa posição em particular
  2. Inclua uma secção de resumo: Em uma ou duas frases, descreva quem é, as suas competências e experiência relevantes
  3. Liste as suas competências: Enumere as suas competências e destaque aquelas que são relevantes para o trabalho a que se candidata.
  4. Descreva a sua experiência de trabalho: Descreva os seus trabalhos anteriores, detalhando responsabilidades e realizações.
  5. Inclua a sua educação e formação: Detalhe os seus antecedentes educacionais e qualquer outra formação relevante que tenha adquirido
  6. Utiliza um formato limpo e de fácil leitura
  7. Verifica e revê o teu CV várias vezes para garantir que não há erros ortográficos ou gramaticais e que toda a informação está correcta

Conhecer as competências profissionais exigidas no mercado

Para entrar no mundo do trabalho na carreira que estudou, ou está a estudar, é necessário que conheça e aperfeiçoe as competências necessárias para esse campo de trabalho. Para o fazer, não basta conhecer a teoria, mas também é preciso procurar o adviço de profissionais experientes na área.

¿Buscas Residencia Universitaria? Ver Residencias

Deve também descobrir que conhecimentos básicos precisa de ter na área para a qual se está a candidatar e procurar formas de os obter. Isto pode ser através de cursos, palestras, workshops, conferências, entre outros. Idealmente, deverá manter-se a par da área de trabalho e ser autodidacta, o que deverá demonstrar tanto no seu CV como na entrevista de emprego.

Prepare-se para entrevistas de emprego

Para entrar no mundo do trabalho é necessário preparar-se para as entrevistas de emprego a que irá depois de submeter o seu CV. Nestas entrevistas, ser-lhe-ão normalmente feitas perguntas para determinar se é a pessoa certa para o trabalho. Aqui estão algumas dicas para o ajudar a fazer da entrevista um sucesso e a obter o emprego:

  • Pesquisar a empresa: Descubra o máximo que puder sobre a empresa e a sua cultura empresarial, pois isto permitir-lhe-á falar com mais confiança
  • Prepare as perguntas que irá fazer: Prepare algumas perguntas a fazer durante a entrevista, pois isto demonstrará o seu interesse.
  • Dress para a ocasião: Certifique-se de que se veste adequadamente para a entrevista, pois é melhor ser um pouco mais formal do que casual
  • Venha cedo: Chegue à entrevista alguns minutos mais cedo para garantir que chega a tempo e para dar tempo de relaxar antes da entrevista
  • Mantenha uma atitude positiva: Seja simpático e educado com o entrevistador e mostre interesse no trabalho e na empresa.
  • Sê educado e amigável com o entrevistador e mostre interesse no trabalho e na empresa
  • Seja honesto: Não tente exagerar as suas capacidades ou experiência, pois isto pode voltar a morder-lhe mais tarde

Inicie a rede

O trabalho em rede é uma óptima forma de fazer contacto com profissionais da sua área para ajudá-lo a entrar no mundo do trabalho. Aqui estão algumas dicas de como o fazer:

  1. Identificar pessoas relevantes para a sua procura de emprego: Pense em pessoas da sua rede profissional que possam estar no sector ou indústria em que está interessado
  2. Conecte-se com pessoas em linha: Use plataformas profissionais como o LinkedIn para se conectar com pessoas que trabalham na indústria ou sector em que está interessado
  3. Assistir a eventos em rede: Estes eventos permitem-lhe conhecer pessoas pessoalmente e estabelecer contactos na indústria.
  4. Assistir a eventos em rede: Estes eventos permitem-lhe conhecer pessoas pessoalmente e estabelecer contactos na indústria
  5. Seja específico no que procura: Isto dar-lhes-á uma ideia clara de como o podem ajudar
  6. Seja amigável e apreciador: Se alguém o ajudar a encontrar uma oportunidade de emprego, não deixe de enviar uma mensagem de agradecimento e mantê-lo informado sobre o seu progresso

Saiba como procurar em linha empregos que lhe interessam

Para procurar ofertas de emprego é uma boa ideia opt para páginas em linha, porque hoje em dia é lá que as empresas ou organizações contactam profissionais. Por exemplo, em redes sociais como o LinkedIn, as empresas colocam as suas necessidades de pessoal para preencher as vagas de emprego. Além disso, em vários portais da web, este conteúdo é frequentemente publicado e pode candidatar-se a partir destes portais.

A vantagem é que estes portais têm normalmente um motor de busca para filtrar os campos de trabalho em que está interessado.

 

¡Haz click para puntuar esta página!

Es muy importante para nosotros que puntúes nuestro trabajo para poder seguir mejorando. Tus opiniones ayudan al resto de estudiantes a encontrar nuestra página web.

(Votos: 0 Promedio: 0)

¿Buscas residencia universitaria?

Nuestro equipo de expertos te ayudará a encontrar y reservar la mejor residencia de forma gratuita vía teléfono, WhatsApp, email o chat.
Ver Residencias