ETIAS: estudar em Espanha

Estudar na Europa é a escolha de muitos estudantes internacionais que procuram estudar nas melhores instituições do continente, especialmente em Espanha. No entanto, para conhecer esta nova cultura e formar academicamente, os estudantes devem passar por certos procedimentos nos quais obtêm uma autorização de estudo. Recentemente, no entanto, tem-se falado de uma nova autorização de acesso mais fácil: o ETIAS, que discutiremos aqui.

O que é o ETIAS e para que serve?

ETIAS significa Sistema Europeu de Informação e Autorização de Viagens. Foi criado para determinar se os estrangeiros que estão isentos da obrigação de visto para entrar na Europa são elegíveis.

Embora o principal objectivo deste sistema seja a protecção das fronteiras do espaço Schengen, ele representa também uma maior facilidade de entrada para os migrantes que satisfazem os critérios de entrada.

¿Buscas Residencia Universitaria? Ver Residencias

Esta autorização entrará em vigor a partir de 2024 e permitirá aos estudantes entrar em Espanha sem visto, mas é também uma porta de entrada para turistas e pessoas relacionadas com negócios.

EITIAS ou visto?

Os cidadãos do espaço Schengen não precisam de visto ou de qualquer tipo de autorização para entrar em Espanha para estudar, mas os nacionais de outros países precisam.

A questão de saber se é suficiente solicitar o ETIAS ou se é necessário um visto. Depende se a estadia ou os estudos serão de curto ou longo prazo.

Neste sentido, o ETIAS é ideal para estudos de curta duração, pois é válido por três anos, mas com uma autorização de residência de apenas noventa dias.

Por outro lado, o visto é a melhor escolha para estudos a longo prazo, uma vez que a autorização corresponde geralmente à duração do plano de estudos e pode ser prorrogada se necessário.

A principal diferença entre estas duas autorizações é que o ETIAS é geralmente mais fácil de solicitar.

Requisitos para o ETIAS

Em primeiro lugar, o ETIAS pode ser solicitado em linha, sem ter de visitar uma representação diplomática, e os únicos requisitos são os seguintes:

  • Um passaporte válido e actual
  • Tem de estar na posse de um cartão com o qual podem ser pagas as taxas correspondentes. Um ETIAS custará 7 euros para todos os candidatos com idades compreendidas entre os 18 e os 70 anos. Os menores e candidatos com mais de 70 anos receberão um ETIAS sem custos. Esta taxa é cobrada no momento da candidatura e é a única taxa a pagar.
  • Um endereço de correio electrónico pessoal
  • Resposta clara e honesta sobre o seu estado de saúde e outras informações pessoais

Se aprovado, o ETIAS será acrescentado electronicamente ao passaporte e, como acima referido, será válido por três anos consecutivos ou até que o passaporte expire.

O que estudar com a autorização ETIAS

Uma vez que a autorização ETIAS só permite a entrada em Espanha por um curto período de noventa dias, os estudantes só poderão inscrever-se em cursos curtos. Neste caso, há alguns estudos que se podem optar com esta autorização, entre eles:

Cursos de culinária

Todos sabemos que a Espanha tem uma gastronomia especial e fantástica. Portanto, fazer um curso de culinária neste país seria uma experiência inesquecível.

Cursos de arte

Os estudantes internacionais têm excelentes oportunidades de formação em escolas de arte espanholas, que não só oferecem uma educação de qualidade. Mas também preservam o melhor do panorama artístico mundial.

Cursos de língua

A Espanha é também um país ideal para cursos de línguas. Não só porque pode aprender espanhol nativo, mas também porque está rodeado por diferentes culturas onde pode estudar francês, português, italiano, alemão e até mandarim chinês.

Cursos de negócios

Finalmente, a Espanha é um dos países onde a aprendizagem da gestão empresarial, finanças, comércio e outros campos relacionados é uma boa ideia, uma vez que a maioria das suas instituições são reconhecidas internacionalmente pela sua elevada qualidade.

Se for estudar durante um Verão, pode voltar no Verão seguinte com a mesma permissão para fazer qualquer outro curso.

Posso estudar na universidade com ETIAS?

Se está a fazer-se esta pergunta, a resposta é não. Se pretende obter um lugar numa universidade espanhola ou fazer um curso de longa duração, terá de solicitar um visto de estudante. Para o qual terá de contactar uma representação diplomática espanhola no país em que se encontra.

¡Haz click para puntuar esta página!

Es muy importante para nosotros que puntúes nuestro trabajo para poder seguir mejorando. Tus opiniones ayudan al resto de estudiantes a encontrar nuestra página web.

(Votos: 0 Promedio: 0)

¿Buscas residencia universitaria?

Nuestro equipo de expertos te ayudará a encontrar y reservar la mejor residencia de forma gratuita vía teléfono, WhatsApp, email o chat.
Ver Residencias